a inoue-ha
Conheça nossas origens.
"while training, smile and relax."
Yoshimi Inoue
soke yoshimi inoue
Yoshimi Inoue nasceu em 28 de setembro de 1946 em Tottori, Japão, e sempre praticou esportes em sua infância, ainda muito jovem se deparou com um livro que ensinava Karatê e começou a praticá-lo sozinho e se apaixonou pela arte. Ainda em sua adolescência tomou a decisão de ir procurar o professor que havia sido mencionado no livro do qual utilizava para praticar. Depois de muito esforço e inúmeras tentativas Soke Teruo Hayashi permitiu que Yoshimi fosse seu aluno.
Depois de muitos anos de treinamento Yoshimi volta a sua cidade natal e abra uma filial do DOJO de seu mestre – Hayashi-Ha Shito Ryu – onde ensinou arduamente seus alunos a importância de treinar de forma séria e comprometida.
Em 2005, Yoshimi decide desenvolver sua própria instituição que chamou de JAPAN-KARATE-DO INOUE-HÁ SHITO-RYU KEISHIN-KAI. Neste tempo Yoshimi Inoue já era um consagrado técnico das seleções nacionais do Japão com um arsenal de estrelas sobe seu comando. Além de treinar Sensei Nakayama, Soke Inoue liderou com sucesso os campeões do karate-do, incluindo Atsuko Wakai e Ryoki Abe do estilo Goju-ryu, os mundialmente famosos irmãos Hasegawa do Shito-kai, Nao Morooka e Hisao Yokoyama também do Shito- kai. De seu próprio dojo, Kusuga Wakabayashi venceu o Campeonato Asiático de Karate-do e Rika Usami é o atual campeão de Kata Japonês.
Além de um grande Mestre Soke Yoshimi Inoue era uma pessoa fantástica, dono de uma energia e alegria capas de contagiar qualquer pessoa que o rodeava – quem teve o privilégio de conhecê-lo irá concorda.
seu legado
mie nakayama
Mie Nakayama pode ser considerada uma das maiores competidoras de kata, masculina ou feminina, de todos os tempos. Tricampeã mundial, ela está classificada entre as dez melhores listas dos melhores competidores de Karatê de todos os tempos.
De 1982 a 1987, Mie Nakayama foi a força mais dominante no kata feminino.
antonio diaz
Medalha de ouro na categoria kata no Campeonato Mundial na França em 2012 e na Sérvia em 2010, nos Jogos Mundiais em Cáli Colômbia e medalha de prata no Campeonato Mundial no Japão em 2008. Medalha de bronze no Campeonato Mundial da WKF em 2002, 2004 e 2006 no kata individual masculino. Medalha de ouro 12 vezes no Campeonato Seniors da Federação Pan-americana de karate.
rika usami
É conhecida por ter sido campeã mundial de karate em 2012 na categoria kata individual. Durante sua apresentação na final, o público a aplaudiu várias vezes, até que ela recebeu uma ovação de pé assim que a apresentação do seu kata terminou.
Em virtude do resultado obtido, Usami decidiu retirar-se das competições. Aposentou-se em 2013.
A Inoue-Ha Shitō-Ryū Keishin-Kai do Brasil
O início de nossa escola se deu através da escola Wadō-Kai do Brasil, sob a orientação de Afonso Guedes Pinto – 5º Dan e fundador da Federação Catarinense de Karate. Com o seu afastamento do Karate-Dō, os vínculos com a Wadō-Kai se perderam e a busca por um novo líder se fez necessário.
Em 2007 Sensei Felipe Carioni Dutra entrou em contato com a Inoue-ha pela primeira vez através do Shihan Carlos Quinteiro – instrutor chefe – da escola Kobushi Dojo Karate-Do Inoue-Ha Shito-Ryu, localizada em Miami – Florida. Depois de alguns anos treinando sobre o seu comando Sensei Felipe conheceu Soke Yoshimi Inoue e neste encontro surgiu a ideia de trazer o estilo para o Brasil.
A Inoue-Ha Shitō-Ryū Keishin-Kai do Brasil foi fundada após a vinda oficial do Sōke Yoshimi Inoue à Florianópolis no dia 02 de abril de 2008. Neste evento, Yoshimi Inoue conhece o Sensei Paulo Roberto Dutra e toda a sua histórica e trabalho que desenvolvia aqui no Brasil. Após uma série de treinamentos diretos com o Grão Mestre e exames de avaliação técnica recebeu a missão de representar a Inoue-Ha Shitō-Ryū no Brasil.